SINDSEMA PRESENTE NO G20 SOCIAL

SINDSEMA PRESENTE NO G20 SOCIAL

O Sindsema esteve presente na Cúpula Social do G20, realizado entre os dias 14 e 16 de novembro, no Rio de Janeiro.

Por: Comunicação Sindsema

Representando o Sindsema e a Pública – Central do Servidor, integrantes da diretoria executiva do Sindsema estiveram na Cúpula Social do G20, realizado entre os dias 14 e 16 de novembro, no Rio de Janeiro. O evento, que reuniu cerca de 55 mil representantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil, foi uma oportunidade histórica para debater e articular soluções em torno de três temas centrais: combate à fome, à pobreza e à desigualdade; sustentabilidade, mudanças climáticas e transição justa; e a reforma da governança global.

O Sindsema e a Relevância das Pautas do G20 Social

Enquanto sindicato que representa os servidores públicos de meio ambiente e, ao mesmo tempo, como organização sindical, entendemos que nossas lutas estão diretamente conectadas a pautas de maior abrangência. Nesse sentido, a participação do Sindsema na Cúpula Social do G20 foi de fundamental importância para articulação com forças regionais, nacionais e internacionais, bem como para participação em debates essenciais sobre mudanças climáticas, o mundo do trabalho e a articulação social, além da projeção alcançada por meio de atividades estratégicas voltadas para a nossa área de atuação.

Saiba mais sobre os espaços em que o Sindsema esteve presente:

“Justiça Social, Mudança Climática e o Enfrentamento às Transformações no Mundo do Trabalho”. Este espaço, promovido pela Força Sindical e pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, abordou os desafios trazidos pelas tecnologias emergentes e pela transição justa no contexto do mercado de trabalho.

“Sustentabilidade, Mudanças Climáticas e Transição Justa”. Neste painel, aprofundamos o debate sobre a importância de alinhar a sustentabilidade ambiental às políticas públicas, ressaltando o papel dos servidores públicos na fiscalização e proteção ambiental. 

Mural Justiça Climática: “Vozes de Catadores, Refugiados e Mulheres para o G20”, trouxe relatos impactantes sobre as desigualdades sociais e climáticas e reforçou a necessidade de ações concretas por parte dos governos e da sociedade civil.

Diálogo com o Ministério do Meio Ambiente

Outro momento de destaque foi a nossa participação na Plenária sobre Sustentabilidade e Transição Justa, que contou com a presença de João Paulo Capobianco, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente. Após essa plenária, conseguimos dialogar diretamente com o secretário, ressaltando a urgência de fortalecer a atuação dos servidores públicos na fiscalização ambiental e na preservação de ecossistemas. 

Este diálogo resultou no agendamento de uma reunião com o Ministério do Meio Ambiente, um marco importante para levarmos as demandas do Sindsema e reforçarmos a relevância do serviço público no enfrentamento da crise climática e na garantia de um meio ambiente equilibrado.

Protagonismo Sindical

Destacamos, ainda, o convite realizado à Wallace Alves, presidente do Sindsema, para ser um dos debatedores (as) no painel “Transições do Mundo do Trabalho: Tecnologias Emergentes, Sustentabilidade Ambiental e Justiça Social para um Trabalho Decente”, promovido pelo Fórum das Centrais Sindicais e Diees. Essa participação reafirma o protagonismo do Sindsema nas discussões sobre as transformações no mundo do trabalho, sempre pautadas pela sustentabilidade e justiça social.

A fala de Wallace pode ser vista aqui.

Outras agendas

Além das atividades relacionadas ao G20 Social, participamos de uma agenda à parte: a reunião do Climate Jobs e o Movimento Sindical Brasileiro, que reuniu lideranças sindicais para discutir o papel do movimento sindical na luta por empregos climáticos e uma transição energética justa. 

Inspirados pelo trabalho do Comitê Climate Jobs 2050, que reúne lideranças sindicais dos EUA e outras organizações internacionais, exploramos estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e criar empregos de qualidade, sempre com foco na equidade para os trabalhadores e suas comunidades. Essa troca de experiências destacou a importância de construirmos parcerias internacionais e nos posicionarmos de maneira estratégica nesse debate.

Reafirmamos o nosso compromisso

A participação do Sindsema na Cúpula Social do G20 reafirmou nosso compromisso com a luta pela sustentabilidade, pela transição justa e pela valorização do servidor público, além de consolidar bases importantes para o cumprimento do eixo 3 do programa de gestão do Coletivo Sindsema Forte, pactuado com nossa categoria. Essa experiência reforça o papel estratégico do Sindsema como uma voz ativa e influente nas discussões sobre o futuro do trabalho, o meio ambiente e a justiça social.

Encerramos as atividades com um balanço extremamente positivo. Avaliamos que a nossa participação no G20 Social foi fundamental para estreitarmos relações com outras centrais sindicais, movimentos sociais e organizações nacionais e internacionais. Esses encontros foram essenciais para fortalecer alianças estratégicas em defesa do serviço público, da proteção ambiental e da justiça social. Além disso, o evento proporcionou a troca de experiências e a construção de redes de apoio que contribuirão para o avanço das pautas do Sindsema em todos os níveis. 


A comitiva Sindsema na Cúpula do G20 Social foi composta por: Wallace Alves, Érika Batista, Sandra Baldez, Lara Ferreira, Flávia Campos, Francisco de Assis e Thais Rodrigues.


Deixe um comentário

Enviar um comentário