A Conacate – Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado promoveu na última terça-feira (20) o Encontro de Lideranças de Carreiras de Estado de Minas Gerais. O evento aconteceu na sede da Asseminas, em Belo Horizonte, e foi coordenado pelo presidente da Conacate, Antônio Carlos Fernandes Limas Júnior.
No encontro, que contou com a participação de dirigentes sindicais de entidades que representam servidores públicos, a discussão recaiu sobre a atual conjuntura do país e os desafios que os sindicatos têm pela frente em sua missão de defesa e proteção dos interesses de seus filiados.
Presente no evento, o presidente do Sindsema, Adriano Tostes de Macedo, fez uma avaliação do encontro. “Os problemas do Brasil são muitos e a solução, apenas uma: nossa união. Os problemas que todos os sindicatos aqui presentes são os mesmos que nós, do Sindsema, temos. Cada vez mais assistimos a uma tentativa de desmonte do Estado. Temos que defender não apenas os interesses dos servidores públicos, mas do próprio Estado, porque os governantes são passageiros, os servidores ficam. E é isso que defendemos: um serviço público de qualidade, com eficiência e que preste serviços de boa qualidade. Nesse aspecto, não tem como nos omitirmos na criação de entidades, de centrais sindicais que defendam o serviço público. E é isso que nos une”, avaliou Adriano.
O presidente da Conacate, Antônio Carlos Fernandes Lima Júnior, falou sobre a situação em que o país se encontra e manifestou a posição da entidade. “Não é novidade para ninguém que estamos em um momento extremamente delicado do Brasil. Temos que ter muita sensatez e firmeza em nossas posições, para tentarmos chegar a um bom porto. Uma coisa que a Pública, a Conacate têm defendido, ainda que de difícil execução, é chamar eleições gerais no país. Faze com que a sociedade possa, realmente, definir seus destinos”.
Deixe um comentário