Duas equipes de Minas Gerais são finalistas do I Prêmio Servidor e Servidora de Valor, organizado pela Conacate – Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado. A iniciativa é inédita e foi criada para reconhecer, dar visibilidade a práticas inovadoras desenvolvidas a partir dos conhecimentos, habilidades e atitudes de servidoras e servidores públicos de carreira, com objetivo de prestar, sempre, um serviço de excelência para a população.
O anúncio das colocações será anunciado na solenidade de entrega dos prêmios, na abertura do VIII Congresso Nacional da Conacate, no dia 16 de outubro, em Brasília (DF)!
Um dos trabalhos selecionados, o “Programa para produzir sustentável“, é desenvolvido pelas analistas ambientais Juliana Costa Chaves e Janaína Mendonça Pereira, junto ao gerente de recuperação ambiental e planejamento de ecossistemas Thiago Cavanelas Gelape.
O objetivo é promover a regularização ambiental dos imóveis rurais em Minas Gerais, no cumprimento legal ao código florestal brasileiro. Estima-se que existam mais de 1 milhão de imóveis rurais no Estado.
A partir do programa, é realizada a promoção do desenvolvimento sustentável dos territórios por meio da adequação ambiental e produtiva deste imóveis. Desta forma, recupera-se o passivo ambiental pela restauração das nascentes e matas ciliares, por exemplo.
“Essa melhoria produtiva das áreas vai produzir também uma geração de renda e o desenvolvimento sustentável”, explica Janaína.
“Para a execução deste programa, estamos realizando um conjunto de reuniões e articulações institucionais para a construção de parcerias locais, regionais e estratégicas com órgãos do estado e organizações da sociedade civil. Queremos construir e fortalecer a governança ambiental e também promover a sinergia entre as instituições, economizando recursos e tornando as ações mais eficientes e integradas”, completa a analista ambiental.
Mais transparência para o cidadão
Outro projeto selecionado como finalista do Prêmio Conacate é o “Painel de Indicadores do Sisema“, uma iniciativa coordenada pela assessoria estratégica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
O Painel é uma plataforma de gestão desenvolvida na versão gratuita da ferramenta de business intelligence PowerBI. Ele abarca vários temas de todas as instituições do Sisema: licenciamento ambiental, aumento da cobertura vegetal nativa, soltura de animais, unidades de conservação, denúncias e requisições, índice de desempenho ambiental municipal e outros. Uma parte do painel trata, também, da gestão de barragens.
“O mais importante é que ele está disponível para qualquer cidadão, assim, o Painel traz transparência para as metas e resultados do meio ambiente de Minas Gerais”, detalha a analista ambiental, Fernanda Teixeira Silva, que desenvolveu o projeto junto às gestoras ambientais Daniela Cristina Pereira Fonseca e Janaína dos Santos Teófilo, além da assessora-chefe Nathália Milagre Hazan.
Por meio dos sites de cada instituição do Sisema, o cidadão pode acessar o Painel livremente, utilizar filtros e desta forma consultar qualquer temática do seu interesse.
Os dados são lançados no painel por meio de planilhas excel -normalmente as que já são usadas pelas equipes técnicas no trabalho rotineiro delas- e atualizados mensalmente.
“As áreas técnicas fazem a atualização das planilhas que ficam disponibilizadas no onedrive (nuvem) e a gente na assessoria estratégica faz a atualização do painel”, explica Fernanda.
Princípios e valores
O prêmio “Servidor e Servidora de Valor” Conacate, orienta-se pelos princípios da supremacia e indisponibilidade do interesse público, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficácia, eficiência, efetividade bem como, pelos valores de democracia, essencialidade do serviço público, cidadania, excelência, iniciativa, reconhecimento (conhecimento, habilidades e atitudes), além de diálogo e construção participativa (conexão com pessoas e equipes diversas).
Congresso da Conacate
O VIII Congresso Nacional da Conacate acontece de 16 a 19 de outubro, em Brasília (DF), e tem como objetivo propiciar o debate de temas importantes para os servidores públicos e para a sociedade. Dentre os principais temas deste ano estão a “Aplicabilidade da Convenção 151 da OIT”, a “Prevenção e Combate ao Assédio” e a “Prevenção e Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro”.
Este ano, o Congresso tem duas novidades em sua cerimônia de abertura: a homenagem aos parlamentares e às pessoas da sociedade civil que apoiam o serviço público e suas servidoras e seus servidores e a solenidade das vencedoras e dos vencedores do I Prêmio Servidor e Servidora de Valor.
Deixe um comentário