Seminário Internacional de Revitalização de rios acontece em BH

Seminário Internacional de Revitalização de rios acontece em BH

Em 2013, Medellín lançou um concurso público internacional que convocava arquitetos de todo o mundo a enviar propostas de como integrar o rio à cidade e, assim, criar novos espaços públicos de lazer. O projeto vencedor se chama Parque Botânico Rio Medellín e foi desenvolvido pelo escritório Latitud Taller de Arquitectura y Ciudad, que já deu início à sua construção.

Todo o processo de transformação do rio será apresentado por Sebastian Monsalve Gomez, durante o III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais, que acontecerá no Minascentro, em Belo Horizonte, entre os dias 28 e 30 de novembro.

Esta será apenas uma das muitas apresentações e palestras que acontecerão no evento, que contará com um painel específico sobre o Rio Doce: ‘Do maior desastre ambiental aos desafios da recuperação’. Figuras de renome internacional, como o professor Robert Mason Hughes, da Amnis Opes Institute, que dedica-se a estudos e avaliações de ecossistemas aquático na Europa, no Brasil e na China, também marcarão presença.

Toda a programação, os palestrantes, as notícias, além das formas de inscrição para o III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais podem ser consultadas no portal do evento clique aqui.

O evento é uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH), Projeto Manuelzão, Agência Peixe Vivo e Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas).

 

A revitalização em debate

O III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais serão realizados simultaneamente no Minascentro e irão reunir pesquisadores dos Estados Unidos, Europa e América Latina para discutir, dentro da concepção sistêmica de bacia hidrográfica, as melhores experiências sobre a preservação de rios.

Durante os três dias de evento, serão realizadas palestras, mesas redondas e exposições técnico-culturais que abordarão temas como Integridade Biótica e Biomonitoramento; Processos Ecológicos e Mudanças Globais; Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas; Regimes de Vazão, Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas; Gestão de Águas Urbanas; Políticas de Financiamento.
Os encontros tem como meta contributiva a elaboração de documento final contendo os relatos das experiências apresentadas.

 

Serviço

III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais
Data: 28, 29 e 30/11/2017
Horário: 9h às 18h
Local: Minascentro – Av. Augusto de Lima, 785 – Centro, Belo Horizonte/MG.

 

Fonte: CBH Velhas 

Deixe um comentário

Enviar um comentário