De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, esse é o valor potencial de conversão de multas ambientais nas regiões. Medidas vão alcançar 408 municípios nos dois rios e nas sub-bacias
A conversão de multas ambientais em projetos de recuperação de áreas degradadas nas bacias dos rios São Francisco e Parnaíba tem potencial de investimento de pelo menos R$ 2,5 bilhões em projetos, informou o Ministério do Meio Ambiente. “Pela primeira vez, o dinheiro do meio ambiente vai ser investido na recuperação de áreas ambientais”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.
Para a presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Suely Araújo, essa medida vai ajudar o Brasil a cumprir objetivos e compromissos internacionais relacionados com questões climáticas e meio ambiente. “É mais do que direcionar recursos para plantio, são ações para beneficiar a questão hídrica”, explicou a presidente.
Reconstrução de estradas que permitam que o solo absorva a água das chuvas, construção de barragens subterrâneas em propriedades e barragens sucessivas são algumas das medidas possíveis. No São Francisco, os recursos atenderão a 10 sub-bacias em 195 municípios; no Parnaíba, são três sub-bacias e da calha do rio, o que envolve 213 municípios. “Os rios precisam de proteção, de árvores, e é dentro dessa perspectiva interna, contemporânea, que o Ministério do Meio Ambiente está fazendo sua parte”, completou o ministro.
Fonte: Planalto, com informações do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente
Deixe um comentário