Organizada de forma virtual no último dia 27 de janeiro pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), a Plenária Nacional de Servidores de Servidoras Federais aprovou um calendário de lutas para os próximos meses.
O com o objetivo é ampliar e intensificar a luta pela recomposição salarial, já que os servidores públicos estão há mais de cinco anos com seus salários congelados.
Com indicativo de greve para o início de março, as servidoras e os servidores públicos buscam reajuste de 19,99%. O índice é referente às perdas acumuladas desde o início do governo Bolsonaro, correspondente ao período de janeiro de 2019 a dezembro de 2021.
Mas é importante reforçar aqui que, desde a entrada de Michel Temer no governo em 2016, quando foram encerradas as negociações, as categorias convivem com uma perda salarial de quase 30%.
As ações realizadas hoje, dia 2 de fevereiro, em Brasília, fazem parte da primeira etapa de mobilização. Depois, a jornada de luta em estado de greve, que vai do dia 14 a 25 de fevereiro, fará parte da segunda etapa. Se ainda assim, o governo não ceder para negociação, a greve nacional dos servidores e servidoras será realizada no dia 9 de março.
“O Sindsema, que compõe o Fonasefe, e acabou de ser obrigado a encerrar uma greve de mais de 50 dias por causa de uma decisão judicial, orienta a categoria a se organizar para as datas aprovadas e manter uma mobilização permanente”, declara a presidenta do Sindicato, Regina Pimenta.
Assista à coletiva concedia nessa quarta-feira (2/2):
Confira abaixo o calendário de lutas aprovado:
- 02/02/22 – Atividade simbólica, como parte do processo de mobilização pela recomposição emergencial, em Brasília/DF, com faixaço por todo o País nos órgãos e prédios públicos.
- 07 a 11/02/22 – Rodada de plenárias estaduais e atividades virtuais “Reposição emergencial para todas e todos: 19,99% já!”.
- 14 a 25/02/22 – Jornada de Luta em estado de greve.
- 09/03/22 – Greve Nacional dos(as) servidores(as) Federais. (se aprovada nas assembleias).
→ Assista aqui a Plenária na íntegra (manhã)
→ Assista aqui a Plenária na íntegra (tarde)
Deixe um comentário