O projeto vai atender vários distritos de Patos de Minas e teve como pontapé o distrito de Pindaíbas
Representantes de meio ambiente, de instituições públicas e privadas e também do Ministério Público se reuniram na manhã dessa quarta-feira (05) no distrito de Pindaíbas para mais uma etapa do projeto Pronascentes.
Através do Pronascentes, da Prefeitura de Patos de Minas, e do Promananciais, que é um trabalho feito pela Companhia Saneamento de Minas Gerais, foram investidos quase um milhão de reais para a revitalização de 37 nascentes degradadas de 18 propriedades de Pindaíbas. O projeto conta com o apoio de órgãos ambientais como o IEF, COMEIA, CIMA, Polícia Militar de Meio Ambiente, Epamig, Centro Universitário de Patos de Minas e Ministério Público Estadual.
O pontapé do modelo inicial já está sendo desenvolvido no Córrego Bauzinho, em Pindaíbas. O córrego é um micro afluente do Rio Areado. No local uma cerca foi colocada para evitar o pisoteio do gado e várias mudas de árvores foram plantadas. A fazenda ao lado, que é administrada por uma família ha décadas, será a primeira a ser beneficiada. Segundo Inácio Braga, herdeiro da propriedade, ele quer dar continuidade no trabalho que o pai desenvolvia, com a luta pela preservação ambiental.
Agora, o Ministério Público Estadual vai acompanhar o projeto e cobrar relatórios para seguir o desenvolvimento do programa. De acordo com o promotor de meio ambiente, Dr. José Carlos de Oliveira, a ideia de incentivo aos produtores rurais de conservarem as nascentes poderá ser implantada em outras áreas rurais como em Major Porto e Areado.
A expectativa é que com a recuperação e preservação dos mananciais, nos próximos anos as comunidades rurais e distritos de Patos de Minas não precisem mais ser abastecidos, no período de seca, com caminhões pipas e sim com o recurso hídrico natural de cada povoado.
FONTE: PORTAL Patos Já
Deixe um comentário