O Sindsema realiza na segunda-feira (08/02) uma live especial para todos do Sisema e Arsae com o tema “Os Benefícios da Comunicação Não-Violenta no Ambiente de Trabalho”. A live será transmitida a partir das 16h, em nosso canal do Youtube. O link de acesso é: https://youtu.be/_bYYMRlgYXk
A Comunicação Não-Violenta (CNV) se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortaleçam a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas e nos ajuda a nos relacionarmos melhor uns com os outros.
Uma pesquisa sobre satisfação no trabalho realizada pela Gallup, feita ao redor do mundo com 23 milhões de profissionais, revelou que:
- 13% dos profissionais sentem-se altamente engajados com seu trabalho
- 63% não se sentem engajados
- 24% estão ativamente desengajados!
O fator essencial para o desengajamento é a falta de comunicação, empatia e conexão no ambiente de trabalho. Marshall Rosenberg, um dos principais autores sobre o tema, afirma que a CNV nos ajuda a reformular a maneira pela qual nos expressamos e ouvimos os outros. Nossas palavras, em vez de serem reações repetitivas e automáticas, tornam-se respostas conscientes, firmemente baseadas na consciência do que estamos percebendo, sentindo e desejando.
“Somos levados a nos expressar com honestidade e clareza e, ao mesmo tempo, que damos aos outros uma atenção respeitosa e empática. Em troca, acabamos escutando nossas necessidades mais profundas e a dos outros. A CNV nos ensina a observarmos cuidadosamente (e sermos capazes de identificar) os comportamentos e as condições que estão nos afetando. Aprendemos a identificar e a articular claramente o que de fato desejamos em determinada situação”, destaca Rosenberg.
Os palestrantes são Iaçanã Woyames e Lucas Alves, especialistas no assunto e fundadores do grupo O Espaço; uma rede de apoio para experimentadoras e praticantes de Comunicação Não-Violenta. Aproveite a apresentação e use os ensinamentos em seu dia a dia.
Deixe um comentário