Operação Macaw atua no resgate de animais em situação de cativeiro

Operação Macaw atua no resgate de animais em situação de cativeiro

Servidores do meio ambiente de diversas cidades de Minas Gerais atuaram em um megaoperação no final de setembro que teve como objetivo combater os crimes contra o meio ambiente (guarda ilegal em cativeiro, maus-tratos, comércio ilegal e tráfico de animais silvestres). A operação Macaw foi deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais e cumpriu 24 mandados de busca e apreensão em Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Manhuaçu, Caratinga, Caraí e Uberlândia – todos em Minas Gerais.

A operação aconteceu no dia 17 de setembro, tendo continuidade no dia 30 de setembro, e teve participação da Semad, IEF e da Polícia Ambiental, bem como outros órgãos, como Ibama e Polícia Rodoviária.

“Resgatamos 105 animais da fauna silvestre nativa. Foram presos diversos indivíduos que mantinham os animais em cativeiro e maus-tratos. Um dos alvos mantinha quatro exemplares de mico-leão-dourado, uma espécie que têm uma importância de conservação muito significativa”, conta Daniel Colen, Diretor de Fiscalização da Supram Leste.

Todos os animais apreendidos foram entregues para reabilitação nos Centros de Triagem de Animais Silvestres de Belo Horizonte e Juiz de Fora. As espécies também foram encaminhadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), de Patos de Minas, unidade gerenciada apenas pelo IEF.

“O prazer de retirar os animais de uma situação de exploração, de sofrimento e depois os reintroduzir na natureza, o local de onde jamais deveriam ter sido extraídos, não tem preço”, destaca Daniel.

 

 

Deixe um comentário

Enviar um comentário