Nos encontramos na luta! Saiba como foi o I Seminário de Mobilização do Sindsema

Nos encontramos na luta! Saiba como foi o I Seminário de Mobilização do Sindsema

O evento ocorreu no dia 31 de agosto, em Belo Horizonte, e contou com a partipação de dezenas de servidores do Sisema.

Texto: Jhyenne Gomes | Fotos: Jhyenne Gomes e Thaís Rodrigues.

O I Seminário de Mobilização do Sindsema, que surgiu como um encaminhamento do Seminário de Planejamento Estratégico realizada pela Diretoria Executiva do Sindsema em junho deste ano, aconteceu no dia 31 de agosto de 2024, em Belo Horizonte.

I Seminário de Mobilização do Sindsema

Lara Fonseca, Diretora de Comunicação do Sindsema, explica que o evento foi idealizado para fortalecer os laços entre os servidores, promover o diálogo e elaborar estratégias conjuntas de mobilização. Realizado no último sábado do mês e com uma programação de mais de 12 horas, destacou-se o engajamento e o comprometimento de todos os presentes.

O evento provou que cada voz e cada experiência contam!

Renata Fernandes, servidora da Regional Zona da Mata, compartilha sua experiência e percepções sobre o I Seminário de Mobilização do Sindsema.

“O Seminário organizado pelo Sindsema foi uma oportunidade ímpar para aprendermos sobre nosso papel social enquanto sindicalizados. A presença do Cientista Político Rudá Ricci e do Professor Túlio Lopes, diretor da ADUEMG (Associação dos Docentes da UEMG), fez toda a diferença, trazendo conhecimento e experiências práticas. Nossa categoria é pequena e recém-organizada, um prato cheio para o desmonte e a subvalorização. No entanto, trabalhamos com o cerne da vida, que é o meio ambiente. Não importa quantos somos; nosso trabalho é vital para a sociedade atual e para garantir as próximas gerações. Temos que nos posicionar sempre, nos valorizar e cobrar do Estado, com o apoio da sociedade, nosso reconhecimento como profissionais essenciais na prestação do serviço público honesto e de qualidade” – Renata Fernandes, Regional Zona da Mata.

Apesar de ser sindicalizada e gostar de participar dos eventos promovidos pelo Sindsema, nem sempre é possível conciliar as agendas de luta com as demandas pessoais. No entanto, com a criação do “Espaço Ciranda”, Renata pôde participar do evento sem preocupações. “Achei incrível o sindicato ser uma rede de apoio e acolher os filhos dos servidores e servidoras que só poderiam ir com seus filhos, como foi o meu caso”, destaca Fernandes.

Joselaine Ribeiro, servidora da Regional Jequitinhonha, decidiu participar do seminário por entender que, atualmente, vivenciamos uma situação política e social onde as formas tradicionais de mobilização sindical já não funcionam mais. Nessa perspectiva, Ribeiro pontua que as palestras do sociólogo Rudá Ricci e do professor Túlio Lopes, realizadas durante a Mesa 01 – Resgate Histórico do Sindicalismo e Perspectivas Atuais – Enfrentando o Governo Zema, a ajudaram a entender a situação atual [política e social] que estamos vivendo.

“O maior aprendizado foi que a nossa força está na união e que é importante darmos visibilidade à sociedade sobre o fato de que a piora da situação ambiental é consequência de decisões que precarizaram a prestação de serviços por parte do Estado” – Joselaine Ribeiro, Regional Jequitinhonha.

Marjorie Reis, servidora da Regional Sul de Minas, é uma das Conselheiras eleitas nas Assembleias Gerais Extraordinárias realizadas entre maio e junho deste ano, durante o #GiroSindsema. Ela decidiu participar do seminário para “estar ciente das ações do sindicato em benefício dos direitos dos sindicalizados e poder fazer esse elo de comunicação entre o sindicato e sua regional”. Para ela, a sua primeira experiência enquanto Conselheira foi enriquecedora. “Aprendi que a interferência política é nítida, mas que todos os sindicalizados devem dar a sua voz, independentemente de sua linha política (se é de direita ou de esquerda), pois nossos direitos são importantes e merecem ser tratados com seriedade”, conta Reis.

Para Danilo Dias Araújo, Conselheiro Eleito pela Regional Noroeste, participar do seminário foi uma forma de se manter conectado e informado a respeito das causas e demandas da categoria e, então, poder transmitir as informações para seus colegas da regional, e somar na buscar pela união e unidade da categoria. Araújo afirma que ponto de destaque no evento foram as discussões ligadas ao resgate histórico sobre o sindicalismo.

“Me permitiu ter uma maior clareza sobre a importância do sindicato na defesa da manutenção e conquista de direitos e sobre o atual cenário político que afeta diretamente, nós como servidores públicos, em especial lotados na pasta do meio ambiente”, destaca Araújo. 

Com a proposta de ser um evento para aproximação entre servidoras e servidores, o Seminário foi um espaço de construção coletiva para as estratégias de mobilização e luta que nortearão a atuação do sindicato nos próximos meses. Nesse sentido, Lara Fonseca destaca a que o círculo de debate foi o ponto alto do evento por permitir um aprofundamento sobre os debates apresentados durantes as mesas, e dialogar em grupos menores sobre quem são, onde estão e onde querem chegar enquanto categoria.

A partir dos círculos de debates, foram realizados diversos diagnósticos sobre a conjuntura atual, além de propostas práticas de ação e mobilização. “Deu uma tranquilidade enorme no coração perceber como temos um coletivo de servidores fortes e aguerridos, e que este grupo está crescendo aos poucos. Nos reconhecemos em conjunto como responsáveis por fazer as mudanças que queremos, e esse ganho é incalculável”, conta Fonseca.

O I Seminário de Mobilização foi um sucesso graças à participação e ao engajamento de tantas pessoas. O Sindsema agradece a Túlio Lopes, professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e atual presidente da ADUEMG, a Rudá Ricci, sociólogo, mestre em Ciências Políticas e doutor em Ciências Sociais, às advogadas Lígia de Freitas e Mariana Resende (Escritório Sarah Campos), pela grandiosa contribuição.

Agradecemos também à jornalista Jhyenne Gomes e ao servidor Andrei Barbosa pela contribuição na discussão sobre comunicação grevista; e à Marli Martins, da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Sarzedo (ACAMARES).

Reconhecemos o trabalho árduo das colaboradoras Thais Rodrigues, Chefe de Gabinete, e Mirlane Inácio, Assistente Administrativa, e de toda a Diretoria Executiva do Sindsema para que o evento fosse um sucesso.

Diretoria Sindsema

O nosso futuro começa na luta que fazemos hoje!

Deixe um comentário

Enviar um comentário