Curso da PUCPR prepara estudantes para atuar em um mercado que responde por mais de 23% do PIB do País
Produzir alimentos, movimentar a economia e agir com respeito ao meio ambiente para garantir o crescimento sustentável. De maneira bem resumida, é para isso que os estudantes de Agronomia da PUCPR são preparados ao longo de 5 anos de curso.
Nos primeiros períodos, o ensino visa a compreensão e o respeito ao meio ambiente, conhecendo as funções ecológicas e tudo o que envolve o ecossistema e a biodiversidade. Ao avançar no curso, o estudante imerge na produção de alimentos, que envolve não somente a plantação, mas o preparo das áreas, os materiais vegetais e biológicos, o melhoramento genético e outros fatores importantes.
“O Engenheiro Agrônomo é o doutor da lavoura”, sintetiza a coordenadora do curso da PUCPR, Aline de Carvalho Silvestrin. “Antes de chegar ao campo e produzir, ele precisa saber como manejar o solo de maneira sustentável, qual a variedade de alimentos adequada para determinada região e como e minimizar problemas como doenças e pragas, entre outros fatores que influenciam na produção”, afirma a professora.
Economia e Comercialização
A agricultura está diretamente ligada ao dólar e à economia. “O curso da PUCPR também trabalha fortemente o foco comercial da profissão”, garante Aline. “Afinal, nós produzimos commodities agrícolas, mas precisamos importar insumos, como adubos, e isso influencia na formação do preço, podendo afetar de maneira positiva ou negativa a comercialização dos alimentos”, exemplifica. “Além disso, alguns países têm regras de comercialização diferentes e exigem algumas certificações – tudo isso é ensinado ao longo do curso”, diz.
Atualmente, a Agronomia é uma área que mantém empregos no interior do país e a permanência do homem no campo. O agronegócio representa 23% do PIB do Brasil e, de 2017 para cá, cresceu 1,1%. “É uma área que se sustenta e consegue apresentar crescimento apesar da crise”, comenta a Aline. “Com o mercado aquecido, crescem também as oportunidades de trabalho”, complementa.
Aprendizado na prática
Os estudantes de Agronomia da PUCPR realizam aulas práticas desde o primeiro período na Fazenda Experimental Gralha Azul. “Nesse espaço, eles também podem fazer estágio, pesquisas, Trabalhos de Conclusão de Curso e vivenciar o fazer em parceria com grandes empresas”, diz a coordenadora.
De acordo com Aline, este ano começou a ser implementada a Agricultura de Precisão na Fazenda, com equipamentos de ponta que permitem realizar plantio, a colheita e a pulverização com a precisão de 1 cm.
Também previstas para o ano que vem são as mudanças nas matrizes curriculares do curso, em que algumas disciplinas poderão ser cursadas com estudantes de outros cursos, entre eles Medicina Veterinária, ampliando as possibilidades de aprendizado em áreas como a de produção animal.
Produção Sustentável: um grande desafio
“É possível plantar e crescer de maneira sustentável sem desmatar nem uma árvore a mais”, revela Aline. “Sem impactar nos rios, sem prejudicar o meio ambiente”, completa. “Nós trabalhamos muito para isso na PUCPR: para que o estudante tenha uma visão sustentável e entenda que a terra é um bem precioso, assim como as florestas e a água. Os agrônomos precisam ter consciência disso, pois têm todas as condições de produzir e crescer sem desrespeitar a natureza”, finaliza.
FONTE: G1