Chuva e seca causam problemas dentro do mesmo estado.
Minas Gerais têm 110 cidades em situação de emergência, segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual. Oitenta e nove delas estão sofrendo com a estiagem. A seca prolongada que atinge as regiões Norte e Nordeste do estado, além dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Oito municípios ainda estão sendo obrigados a fazer rodízios de abastecimento de água, segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
São eles, Águas Vermelhas, Arcos, Capitão Enéas, Campos Gerais, Divisa Alegre, Montes Claros, Pedra Azul e Sardoá.
Além do rodízio, os moradores precisam contar com caminhões-pipa, reativação e perfuração de poços, além de intervenções nas redes de distribuição.
Outras 21 cidades decretaram situação de emergência por causa das chuvas e de desmoronamentos.
Belo Horizonte está entre elas. Em março deste ano, uma forte chuva causou pontos de alagamentos em ruas e avenidas da capital. O temporal também provocou queda de árvores na cidade e desabamentos. O decreto fica em vigor até o dia 16 de setembro.
Na cidade de Carmópolis de Minas, na Região Centro-Oeste do estado, por exemplo, um temporal causou estragos no início do mês de agosto. O prazo do decreto da prefeitura vai até o dia 31 de janeiro do ano que vem.
FONTE: Portal G1