Itatiaia promove Semana de Acessibilidade

Itatiaia promove Semana de Acessibilidade

Unidade oferece uma trilha sensitiva voltada a visitas monitoradas para o público com deficiência visual (cegueira e baixa visão) e demais interessados.

Divulgação / ICMBio

 

Passeios pela trilha sensitiva, oficinas e exposição foram promovidos, de 21 a 30 de setembro, na 2ª. Semana da Acessibilidade no Parque Nacional do Itatiaia. O evento contou com a participação de Instituições como a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Escola Municipal Rompendo o Silêncio (Atendimento Educacional Especializado), CEDEVIR (Centro Educacional Municipal de Atendimento a Deficientes Visuais de Resende) e Projeto Gente Eficiente que realiza trabalhos sensoriais.

A unidade oferece uma trilha voltada a visitas monitoradas para o público com deficiência visual (cegueira e baixa visão) e demais interessados. A visita é guiada pela trilha onde é estimulada a percepção do espaço, das formas das plantas, dos diferentes tipos de caules e folhas, estimulando os demais sentidos.

O tema Acessibilidade como Instrumento para Educação Ambiental e Inclusiva no Itatiaia vem sendo desenvolvido através de projetos e parcerias no Centro de Visitantes e na Trilha Sensitiva no Jardim Sensorial da unidade de conservação. O objetivo é garantir a acessibilidade como o primeiro passo para a inclusão social, garantindo a participação de pessoas com deficiência, expandindo a sensibilização vinculada à conservação da biodiversidade.

O Parque pretende todos os anos, no mês de setembro, realizar a culminância das atividades de Educação Ambiental e Inclusivas, realizadas durante o ano, promovendo a Semana da Acessibilidade, com práticas que viabilizem uma melhor qualidade de vida para a sociedade envolvida, como membros das comunidades do entorno, servidores, visitantes e parceiros do Parque.
FONTE: ICMBio
Deixe um comentário

Enviar um comentário