Para marcar a passagem dos 80 anos do parque, a direção programou uma série de eventos. De manhã, haverá festa exclusiva para todos os funcionários e convidados da unidade. As atividades serão concentradas no heliponto, das 8h às 9h30, para os funcionários e, das 10h30 às 12h, para convidados.O acordeonista Tiago Rossato, talento musical da fronteira e uma das referências da gaita ponto no Brasil, fará show para os trabalhadores da unidade. Já a violinista Maryanne Francescon e a acordeonista Moara Pessatti, da dupla Duo Dalia, farão um passeio musical, em frente às Cataratas do Iguaçu, no ritmo do acordeão e do violino, para convidados.
Os turistas, que poderão ter acesso ao parque a partir das 10h30, serão recepcionados com música clássica durante toda a manhã. O grupo Energia Pura fará uma apresentação exclusiva mesclando clássicos, tango, pop clássico, música latina e rock.
À tarde, será inaugurado o Bosque Memórias Vivas, próximo à Trilha das Cataratas. Os trabalhadores com mais de dez anos de atividades prestadas ao Parque Nacional do Iguaçu serão convidados a plantar mudas nativas.
HORÁRIO ESPECIAL
Por causa das festividades de aniversário, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá nesta quinta-feira (10) para o público um pouco mais tarde, às 10h30, e fechará os serviços de visitação turística às 18h. A mudança no horário de atendimento ocorrerá em função da participação dos funcionários nas comemorações dos 80 anos. Todas os serviços normalmente oferecidos aos turistas serão mantidas entre 10h30 até às 18 horas.
SAIBA MAIS
Localizado no extremo oeste do Paraná, o parque ocupa áreas do Brasil e da Argentina. No território brasileiro, abrange 14 municípios – Foz do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Céu Azul, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Tereza do Oeste, Capitão Leônidas Marques, Capanema e Serranópolis do Iguaçu.
Em 17 de novembro de 1986, o parque recebeu a distinção, concedida pela Unesco, de Patrimônio Natural da Humanidade. Já as Cataratas do Iguaçu são consideradas uma das sete maravilhas naturais do mundo, título conquistado em votação pela internet organizada pela Fundação New 7 Wonders em 2011. Foram mais de 1 bilhão de votos.