Saiba mais sobre as atividades realizadas pelo Sindsema no mês de setembro.
Texto por: Jhyenne Gomes
CONSELHOS REGIONAIS
Os Conselhos Regionais do Sindsema, eleitos durante os meses de maio e junho, durante o #GiroSindsema, realizaram algumas articulações e protestos contra o tratamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), frente às demandas dos servidores e servidoras.
No dia 5 de setembro, servidores e servidoras da regional norte realizam um protesto silêncioso durante evento realizado pela SEMAD, que ocorreu no espaço de eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Montes Claros. Vestidos de camisa preta e nariz de palhaço, os protestantes levantaram placas que reforçavam as suas reinvindicações de melhorias de condição de trabalho, maior valorização do servidor, melhores salários e plano de carreira.
No dia 10, foi a vez da regional Alto São Francisco protestar no evento realizado pela SEMAD, e que ocorreu em Divinópolis. Vestidos de preto e segurando cartazes com dizeres como “O governo não cumpre acordos judiciais?”, “O Sindsema fala pelos servidores do Meio Ambiente Estadual” e “E a portaria trancada no horário do almoço?”, os servidores e servidoras demonstraram a necessidade urgente de respostas para questões gerais e regionais.
Após a movimentação dos servidoras e servidoras, o Sindsema foi convidado para participar da reunião organizada pela Semad na Sede e Central Metropolitana, realizada no dia 03 de outubro.
FENATEMA
O Sindsema esteve presente no Encontro Nacional do Fenatema, que ocorreu entre os dias 18 a 20 de setembro, em São Paulo.
Reunindo 11 sindicatos de diversas regiões do país, o evento proporcionou um intercâmbio de ideias, contribuindo para a construção de novos caminhos na luta em defesa dos trabalhadores de energia, água e meio ambiente.
Com debates importantíssimos sobre temas como privatizações, insalubridade, periculosidade e penosidade, além de um espaço dedicado aos advogados que compartilharam suas teses em defesa dos trabalhadores, o Encontro Nacional do Fenatema foi essencial para fortalecer laços e ampliar o conhecimento sobre as iniciativas que outros estados estão adotando para enfrentar suas adversidades.
ASSEMBLEIA GERAL
No dia 20 de setembro foi realizada a Assembléia Geral. Esteve em pauta:
1. Paralisação da categoria no dia 25 de setembro de 2024 (quarta-feira) para a participação dos servidores em Audiência Pública sobre a emergência ambiental causada pelos incêndios florestais em Minas Gerais, na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Após votação, foi aprovada PARALISAÇÃO GERAL no dia 25 de setembro.
PLENÁRIA ESTADUAL DA FRENTE MINEIRA EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO
No dia 21 de setembro (sábado), estivemos reunidos em Belo Horizonte para participar da Plenária Estadual da Frente Mineira em Defesa do Serviço Público, que contou com a presença de mais de 18 entidades dos mais diversos ramos de atuação.
Juntos e juntas, sindicatos do meio ambiente, da edução, polícia civil e penal, saúde, funcionários administrativos, entre outros, estiveram reunidos na manha de sábado para debater, articular e criar estratégias de atuação contra o Governo Zema.
Seguiremos juntas e juntos na defesa do Serviço Público.
PARALISAÇÃO E AUDIÊNCIA PÚBLICA
Com a aprovação da Paralisação Geral, no dia 25, estivemos reunidos na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para participar da Audiência Pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que debateu sobre a importância do Previncêndio e os impactos do Decreto nº 48.767/2024.
Membros da Diretoria do Sindsema, ao lado de servidoras e servidoras de diversas regionais, estiveram presente na audiência, que durou mais de 5 horas, e contou com a participação do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, representantes do IEF, ICMBIO, brigadistas e sociedade civil.
Após muito debate, foi definido enquanto encaminhamento:
1- Que o governo de Minas Gerais altere o decreto nº 48.767/2024, agora com ampla participação da sociedade, e que reestabeleça o Instituto Estadual de Florestas na coordenação técnica do Previncêndio.
2- Construir uma política estadual de valorização dos/as brigadistas. O encaminhamento é de que sejam criadas Políticas Públicas para incentivo e formação de novas brigadas em Minas Gerais.
WELLHUB
O Sindsema agora tem Wellhub! Estamos felizes com a contratação deste novo convênio pois entendemos a importância de que nossos filiados e filiadas tenham acesso ao esporte e cuidados com a saúde e, por isso, o Wellhub (antigo GYMPASS) é uma grande conquista.
Com diversos planos e preços, ao entrar para o Wellhub, nossos sindicalizados poderão acessar academias de musculação, dança, pilates, aeróbicas, além do acesso a aplicativos que podem te auxiliar no dia a dia a ter um melhor sono ou a meditar. Com o Wellhub, também é possível ter acompanhamento com psicólogos e personal trainers na modalidade de atendimento remoto.
Para fazer parte você precisa:
1-Manifestar seu interesse através do Censo Sindsema.
2- Nossa equipe irá te adicionar na plataforma do Wellhub, e você irá receber o convite por e-mail.
3- Faça seu cadastro, baixe o app e escolha o melhor plano para você.
4- Contrate o seu plano. Os valores dos planos variam de R$ 29,90 a R$ 679,90 e o pagamento é mensal.
5- Agora é só aproveitar todos os benefícios do Wellhub!
AGENDAS INTERNAS
Para além das agendas públicas, o Sindicato tem realizado diversas agendas internas, entre elas:
- Reuniões semanais da Diretoria Executiva;
- Reunião com Designer Gráfico para construção de nova Identidade Visual;
- Reunião e planejamento de comunicação;
- Reuniões do Observatório Sindsema e acolhimento de denúncias de assédio;
- Reuniões semanais com o Escritório Sarah Campos.
A gente se encontra na luta!
Deixe um comentário