Delegacia do Meio Ambiente anuncia mudança no curso do Rio Vermelho para evitar danos ambientais, em Goiás
A Delegacia Estadual do Meio Ambiente anunciou que vai mudar o curso do Rio Vermelho, entre as cidades de Britânia e Aruanã, no noroeste de Goiás, para evitar danos ambientais. A obra será feita em parceria com prefeituras e produtores rurais da região. Obra deve começar em 2019.
Devido ao desmatamento nas margens do rio que aconteceu há 30 anos, as águas, que deveriam alimentar o Lago dos Tigres, em Britânia, criaram um novo trajeto, indo para o Rio Araguaia. Sem proteção natural nas margens, toda terra levada pelo Rio Vermelho, agora, acaba caindo no Araguaia.
Com o desvio para o leito original, o Rio Vermelho voltará a alimentar o Lago dos Tigres e vai reduzir o assoreamento. Segundo o delegado, a obra deve ter início em junho do próximo ano, durante o período de seca.
“É preciso fazer a barragem naquele lugar, tampar e haver um monitoramento nos outros pontos. Porque isso tudo foi culpa do desmatamento. O Rio Araguaia está sofrendo consequências, aquele solo está todo sendo carregado para o próprio Araguaia”, disse o delegado Luziano Carvalho.
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.