A Comissão Eleitoral informa que tomou ciência de que, logo após a abertura do processo de votação, devido aos vários acessos simultâneos no sistema do site e aplicativo, foi identificada mensagem de erro na resposta de oito eleitores, registrando a confirmação do voto antes da conexão com o banco de dados do sistema.
O problema foi prontamente reportado pela Comissão Eleitoral ao desenvolvedor do sistema eletrônico de votação. A explicação também imediata do responsável técnico pelo sistema eletrônico de votação é a que a lógica da parte visível do sistema foi conferida para evitar a exibição antecipada da confirmação de voto do eleitor antes que a “máquina de processamento” recebesse a confirmação de banco de dados.
Assim, a confirmação de voto só aparece para o eleitor depois que o sistema tem certeza de que o voto foi registrado.
É importante destacar que o sistema de votação online possui mecanismos para evitar a duplicidade de voto, garantindo a integridade do processo eleitoral. Se um filiado tenta votar mais de uma vez o sistema verifica automaticamente se a ele já está associado um voto e, neste caso, invalida a eventual tentativa de voto duplicado. Para algum eleitor que eventualmente tente ou tenha tentado votar novamente aparece a mensagem “voto já registrado” no aplicativo ou “FEITO” no site.
De toda forma, todos os casos que foram reportados para a Comissão Eleitoral por meio do e-mail comissaoeleitoralsindsema@gmail.com serão facilmente conferidos no momento da apuração dos votos, por meio do relatório automaticamente emitido pelo sistema eletrônico ao final do processo de votação.
Deixe um comentário