quarta-feira , agosto 21 2019
Início / Novidades / Secretário de Meio Ambiente é premiado com a Medalha da Inconfidência

Secretário de Meio Ambiente é premiado com a Medalha da Inconfidência

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, recebeu das mãos do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, a Medalha da Inconfidência Mineira. A entrega da mais alta honraria do Estado ocorreu na manhã do último sábado, 21, durante as comemorações pelo Dia de Tiradentes, em Ouro Preto, na Região Central de Minas.

Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra, e Medalha da Inconfidência. “O recebimento da mais alta condecoração do Estado de Minas Gerais nos alegra e nos dá energia para continuarmos a trilhar o caminho da boa gestão, da modernização, da eficiência na prestação dos serviços e da valorização desta importante carreira do funcionalismo”, afirma o secretário Germano Vieira.

A solenidade que homenageou 170 pessoas e entidades ocorreu em dois momentos neste ano: Na Praça Tiradentes, o governador foi recebido com honras militares. Em seguida, colocou flores no monumento a Tiradentes e recebeu o fogo simbólico, fazendo o acendimento da Pira da Liberdade. Houve também salva de 21 tiros. O Hino Nacional Brasileiro foi executado pela Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais.

Símbolos de luta

Orador da Medalha da Inconfidência, o governador Fernando Pimentel fez um paralelo entre o momento político atual do Brasil e a história de líderes que, no passado, tornaram-se símbolos da luta pela democracia e que garantiram conquistas históricas para os brasileiros. Em seu discurso, o governador afirmou que “a batalha do nosso tempo é a mesma dos inconfidentes: a luta do ontem contra o amanhã”. “O Brasil viveu a escuridão do arbítrio após o golpe de 64 e caminhou nas trevas durante mais de 20 anos, até reconquistar a democracia. Hoje, essa conquista histórica, que tanto sacrifício custou à nação e à minha geração, está ameaçada pelas violências, perseguições, excessos e abusos de poder”, afirmou.

Fernando Pimentel destacou a importância de colocar os interesses da população em primeiro lugar. “Seja quem for, aquele que assumir a nobre função de conduzir o destino dos mineiros e das mineiras, sua responsabilidade número um deve ser a de preservar, criar e ampliar o amanhã da nossa gente, assim como fez JK com seu arrojado projeto de desenvolvimento, assim como fez Getúlio Vargas na formatação das leis trabalhistas e da Previdência, assim como fez o presidente Lula com seus bem-sucedidos programas de inclusão social”, frisou.

Dentre os agraciados com a Grande Medalha, teve destaque a vereadora do Rio de Janeiro e ativista dos direitos humanos Marielle Franco, que recebeu a comenda in-memoriam. A entrega da honraria foi feita à sua companheira Mônica Tereza Benício, que chamou a atenção para as causas sociais levantadas diariamente pela vereadora, assassinada a tiros no mês de março na capital fluminense.

Gestão eficiente

Segundo Germano Vieira, desde que assumiu a Secretaria de Meio Ambiente, um dos seus objetivos era fazer uma verdadeira reforma revolução no sistema e seus processos. “Como secretário, tenho a oportunidade de corrigir pontos que eu via que podiam ser melhorados quando ainda estava na cadeira de servidor. Mudamos profundamente a legislação ambiental, modernizamos e descentralizamos os sistemas e muitas ações podem ser agendadas eletronicamente. Sem dúvida, é uma gestão marcada pela mudança de paradigmas”, destaca.

Para Vieira, com a implementação do Plano de Eficiência Ambiental, o PEA, 2018 está sendo um ano de bons resultados, já que os serviços estão muito melhores para o cidadão mineiro. “Todos os servidores e agentes públicos, sem exceção, estão envolvidos neste plano de ação. Ao receber a medalha, digo que o mérito não é só meu, mas sim de toda a Secretaria. Fui a figura que representei as muitas pessoas envolvidas nesse processo. Foram meses de trabalho, que estão valendo muito a pena. O reconhecimento só nos motiva a continuar com foco e fazer ainda mais pelos cidadãos”, finaliza.

Sobre Sindsema

Veja também

ACORDO DE GREVE

ACORDO DE GREVE Ao primeiro dia de julho de 2019, às 10h30, se reuniram na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *