quarta-feira , junho 19 2019
Início / Comunicados / NOTA DE ESCLARECIMENTO SEMAD – SUSPENDE ATIVIDADES DA BARRAGEM GONGO SOCO

NOTA DE ESCLARECIMENTO SEMAD – SUSPENDE ATIVIDADES DA BARRAGEM GONGO SOCO

EMAD SUSPENDE ATIVIDADES DA BARRAGEM GONGO SOCO, DA VALE E DA BARRAGEM DE SERRA AZUL, DA ARCELORMITTAL

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informa ter sido avisada pela Defesa Civil Estadual e pela Agência Nacional de Mineração (ANM) a respeito do acionamento dos níveis de alerta da Barragem Gongo Soco, da Mineradora Vale, em Barão de Cocais; e da Barragem da Mina de Serra Azul, da Arcelor Mittal, em Itatiaiuçu.

Em relação à Barragem da Mina de Serra Azul, o empreendedor possuía licença para reaproveitamento de minério já disposto em barragem, e não para nova disposição. A declaração de estabilidade foi entregue pelo empreendedor no momento da análise do processo.

Considerando que a estabilidade não foi garantida pelo auditor, em novo laudo, a Semad, como órgão ambiental destinatário das informações do órgão fiscalizador (ANM), suspendeu a atividade nesta sexta-feira, 8 de fevereiro, até que a empresa garanta estabilidade junto à ANM. A Agência é o órgão público detentor da competência pela fiscalização de segurança de barragens de mineração.

Um analista da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) está no local, acompanhando no âmbito da sua competência, as vistorias da Defesa Civil e ANM, na barragem. O reservatório tem 85 metros de altura e volume de 1,2 milhões de metros cúbicos.

A Semad suspendeu também, ainda nesta sexta-feira, as atividades da Barragem do Gongo Soco, da Vale, até que a empresa garanta estabilidade junto ao órgão federal fiscalizador. Um profissional do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), da Semad, está acompanhando, no âmbito de suas competências, as ações da Defesa Civil e da ANM, na barragem. A estrutura tem altura de 85 metros e volume de 4,86 milhões de metros cúbicos.

Sobre Sindsema

Veja também

Manifestação 15/05

Prezados Servidores (as), No dia 15 de Maio os sindicatos da Educação, o Movimento Estudantil …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *