segunda-feira , maio 20 2019
Início / Comunicados / CARTA ABERTA

CARTA ABERTA

 

Prezado Secretário, servidor de carreira e amigo, Germano Vieira.

A Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente no Estado de Minas Gerais – SINDSEMA, assim como os servidores do meio ambiente de Minas Gerais, a quem representamos legalmente, vem acompanhando, com muita indignação, as investidas de setores da sociedade contra a sua pessoa, mas também contra o Sistema Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais. Vimos, neste sentido, de público, REFORÇAR NOSSA CONFIANÇA, APOIO E SOLIDARIEDADE À SUA PESSOA, MAS TAMBÉM AO SECRETÁRIO, PROFISSIONAL QUE DETÉM A CONFIANÇA DE TODOS NÓS, SERVIDORES.

Não podemos e não devemos deixar que disputas políticas se sobressaiam no debate sobre as questões que levaram ao rompimento de mais uma barragem em nosso estado, neste momento de profunda dor para todos que, direta ou indiretamente, foram atingidos por mais esta tragédia humana e ambiental, com tantas vítimas humanas e impactos sobre nossa fauna e flora.

Muitos se apressam a acusar e condenar, sem ao menos terem conhecimento do que falam e, pior, antes de sequer serem apurados os fatos e as responsabilidades. Vivemos tempos difíceis, quando o que mais importa, mais até do que a própria tragédia, é aparecer no cenário público como defensor da sociedade, “aparecer bem na foto” para a opinião pública e publicada – mesmo que, para isso, precisem acusar sem apurar, julgar e condenar sem conhecer os fatos.

Infelizmente, assistimos a uma disputa política, disputas que visam, em muitos casos, à imposição de narrativas cujos objetivos estão, certamente, longe do interesse público de se buscar a verdade dos fatos – esta, sob a responsabilidade dos poderes públicos constituídos e a quem caberão as investigações e a atribuição de responsabilidades e o seu devido julgamento. Caso contrário, que se instalem os tribunais de exceção, que se acendam as fogueiras e se preparem as guilhotinas.

Neste momento difícil para toda a sociedade mineira e brasileira, de dor de famílias que perderam seus entes queridos, não poderíamos deixar de exigir apuração e punição rigorosas aos eventuais culpados. Mas também não poderíamos deixar de nos posicionarmos ao seu lado, pois confiamos no seu trabalho, na sua conduta ética e profissional. Receba nosso forte abraço e esteja certo de que estamos e estaremos juntos na busca de construirmos um SISEMA mais eficiente e efetivo na busca de um desenvolvimento sustentável.

Queremos expressar o nosso orgulho e a nossa gratidão de tê-lo como nosso Secretário, por ter optado por seguir na carreira pública, quando sua competência e conhecimento poderiam tê-lo levado por outros caminhos. Agradecemos por ter escolhido ser Servidor de uma carreira que exige sensibilidade e, ao mesmo tempo, postura ética e técnica para avançar no aprimoramento da nossa legislação, sem abandonar o rigor e qualidade técnica de nosso trabalho, sempre seguindo os preceitos legais. Por compreender e buscar soluções para o difícil equilíbrio entre as demandas dos diversos setores sociais, demonstrando capacidade de buscar e construir os consensos sócias necessários que nos levem ao desenvolvimento mais sustentável e humano.

DIRETORIA DO SINDSEMA

Sobre Sindsema

Veja também

Retirada de documentos do site do MMA prejudica trabalho de gestão ambiental no país

De acordo com as informações apuradas pelo portal Direto da Ciência e tornadas públicas na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *